26.08.2024 | Notícias
Pelo segundo ano consecutivo Ruth Rocha esteve presente n´A Feira do Livro da revista 451, com uma tenda exclusiva!
Esta é uma ação inédita em feiras, pois é o autor que está expondo o seu trabalho e não uma editora, com vários autores.
Na feira, que aconteceu entre os dias 29 de junho e 07 de julho, os visitantes conheceram os mais de 140 títulos que ela lançou com a Salamandra e além disso, puderam fazer uma foto na janela instagramável com Ruth Rocha.
A Tenda Ruth Rocha ainda promoveu uma contação de histórias todos os dias, pra divertir os leitores, com Marina Batos e Felipe França.
26.08.2024 | Notícias
“Sim, esta informação é verdadeira, apesar da minha idade”, diz Ruth Rocha, 93 anos.
A escritora renovou seu contrato por mais 15 anos, até 2039!
Ruth Rocha tem um contrato de exclusividade desde 2009 com a editora Salamandra, que hoje tem publicados mais de 140 títulos da autora.
Marcelo, marmelo, martelo, O reizinho mandão, O menino que aprendeu a ver, A escolinha do mar e O Grande Livro dos Macacos - obra inédita, lançada em dezembro de 2023 -, são alguns dos títulos que estão disponíveis na Salamandra, braço da Santillana Educação.
E ainda teremos novidades: a coleção Ler e Brincar, em coautoria com Anna Flora e o livro Um cantinho só pra mim, com ilustrações do saudoso Ziraldo são promessas para os próximos meses!
Segundo a empresa, a renovação do contrato por mais 15 anos inclui a atualização de parte de seu catálogo já publicado na BIBLIOTECA RUTH ROCHA.
Que boa notícia, não?
26.08.2024 | Notícias
O livro Marcelo, marmelo, martelo acaba de ser lançado em mais dois países: Portugal e Estados Unidos!
Marcelo continua sendo o grande best seller de Ruth Rocha e encanta leitores do mundo todo!
Em Portugal foi lançado pela editora Tinta da China e nos Estados Unidos, pela editora Tapioca Stories.
Olha só as novas capas:
10.04.2024 | Notícias
Em dezembro, lancei “O grande livro dos macacos”. É muito divertido, fala sobre vários tipos de macacos, tem versinhos e curiosidades.
Você já viu macaco que toma banho quente?Com esse livro, você vai perceber que o macaco-prego, orangotango, bugio, mandril, gorila, bonobo, chimpanzé, macaco velho e macaco narigudo são mais parecidos com a gente do que parece.
10.04.2024 | Notícias
Você já leu para alguém ou ouviu uma leitura de outra pessoa? Minha irmã Rilda e meu neto Pedro leem para mim. A Rilda lê por telefone e o Pedro lê pessoalmente. Contamos essa história no podcast “Livros no Centro” da livraria Megafauna, que participamos o ano passado. Foi uma conversa muito divertida. Para ouvir, acesse o link abaixo:
https://open.spotify.com/episode/5xfYcTMOd8FkQPuwTXy89N
16.02.2023 | Notícias
Anos depois da sua primeira edição, a Global Editora renova toda a coleção, com lindos livros que enchem os olhos da gente!
Os personagens Miguel e Pedrinho, que foram inspirados nos netos da autora, surgem agora como crianças que transbordam alegria e humor, pelas mãos da talentosa Mariana Massarani.
Baseados em fatos reais e muito comuns do cotidiano infantil, cada um dos livros aborda um tema diferente: ciúmes, mudança, tristeza, altruísmo e muito mais.
Cabe lembrar que a primeira edição da coleção contava com ilustrações de Eduardo Rocha, marido de Ruth, que transformou os netos em tatus, para brincar com eles.
Livro da coleção ilustrada por Eduardo Rocha
16.02.2023 | Notícias
Em junho de 2022, Ruth Rocha recebeu uma honraria da Alesp – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: O Colar de Honra ao Mérito Legislativo. O colar foi entregue em um evento virtual, pelo reconhecimento da contribuição de Ruth Rocha para a história da literatura brasileira. A iniciativa partiu do Deputado Estadual Carlos Giannazi.
A solenidade contou com presenças de Maristela Petrilli, Marisa Lajolo, Edson Gabriel Garcia, dentre outras figuras importantes do mundo da literatura e da política.
Para assistir a solenidade, clique abaixo:
https://www.facebook.com/ruthrochaescritora/videos/806088707464774
16.02.2023 | Notícias
Ruth Rocha, com o elenco da série "Marcelo, Marmelo, Martelo" - Foto: Fabio Braga / Pivô Audiovisual.
A escritora faz uma participação especial na série. Essa é a primeira vez que ela autoriza que seus personagens sejam retratados em audiovisual.
Para ler a matéria completa, clique abaixo:
16.02.2023 | Notícias
O Paramount anunciou, nesta sexta-feira (1º), o início das filmagens de Marcelo, Marmelo, Martelo, série infantil baseada no livro clássico da literatura infanto-juvenil brasileira escrito por Ruth Rocha. A obra conta as aventuras de um menino que tem um jeito próprio de falar, pensar e se vestir. Seu estilo peculiar e sua criatividade para inventar palavras o ajudam a conquistar os três melhores amigos do bairro do Caramelo: Catapimba, o mais rápido jogador de futebol; Teresinha, menina muito organizada; e Gabriela, que é superinteligente e tem o chute mais poderoso do bairro. Juntos, irão transformar o mundo a cada episódio.
Para ler a matéria completa, clique abaixo:
16.02.2023 | Notícias
Em Setembro de 2022, a Escola Cotovia que fica em Barueri-SP, promoveu o Mês Literário. A turma Azulinho escolheu Ruth Rocha para conhecer mais sobre sua história e obra. Fizeram um lindo desenho a partir da observação de uma foto da autora.
.
19.04.2022 | Notícias
Para ler a entrevista, clique no link abaixo:
https://cangurunews.com.br/entrevista-ruth-rocha-91-anos-fala-sobre-livros-telas-e-muito-mais/
19.04.2022 | Notícias
Vocês conhecem a minha biblioteca virtual?
Na biblioteca Ruth Rocha vocês vão encontrar uma porção de informações, livros e o link de compra com preços e condições imperdíveis!
Para acessar, entre no site da Editora Moderna https://www.moderna.com.br/autoresexclusivos/ruth-rocha/biblioteca/
19.04.2022 | Notícias
Ruth Rocha completou 91 anos em 02 de março.
Parabéns, Ruth, muitas felicidades, saúde e mais histórias para contar!
25.09.2020 | Notícias
17.06.2020 | Notícias
O grupo Santillana disponibilizou um conteúdo mais do que especial, são diversos livros, contações de histórias e dicas de atividades para fazer durante o período que estamos em casa. Tudo para manter uma rotina saudável durante a quarentena.
Corre lá para ver!
E quem apagou as velinhas no mês de março foi Ruth Rocha. Dia 02/03 Ruth completou 89 anos, dos quais 50 são de uma carreira maravilhosa. Parabéns Ruth, muitas felicidades, saúde e mais histórias para contar.
17.06.2020 | Notícias
Ruth foi retratada pelo fotógrafo Renato Parada para estreia da coluna Folha de rosto, da revista 451.
https://www.quatrocincoum.com.br/br/noticias/f/folha-de-rosto-ruth-rocha
17.06.2020 | Notícias
De acordo com os príncipios da psicologia, a coleção Quando eu fico bravo tem a intenção de ajudar as crianças a entenderem e lidarem melhor com suas frustrações.
Os quatro livros apresentam a mesma estrutura: situações angustiantes do universo infantil aparecem nas páginas ímpares, e as possíveis soluções para esses conflitos aparecem no verso dessas páginas. Assim, em um primeiro momento o leitor se identifica com o problema, para depois descobrir novas formas de enfrentá-lo.
Quando eu fico bravo, eu choro
Quando eu fico bravo, eu brigo
Quando eu fico bravo, eu paro e penso
Quando eu fico bravo, eu vou embora
27.02.2020 | Notícias
O Instituto Luiz Braille e sua colaboradora Mariana Sannomia Ito realizaram no dia 12 de Outubro uma festa para 100 crianças assistidas pelo instituto.
Foi uma festa linda com muita brincadeira e boa comida, e a arrecadação de 30 cestas básicas que serão distribuídas entre as famílias.
O livro Mil pássaros de Ruth Rocha foi entregue para as crianças que puderam ouvir as histórias que vem no cd que acompanha o livro.
Para saber mais sobre o instituto acesse: www.braillejundiai.org.br
Nosso agradecimento à Editora Melhoramentos que participou desse dia especial junto com Ruth Rocha!
27.02.2020 | Notícias
O artista grafiteiro e professor João Paulo, mais conhecido como Tody One teve uma ideia genial! Recolheu várias geladeiras quebradas e sem uso, deu uma geral nelas, grafitou bem lindas e colocou vários livros dentro! O nome do projeto? Geloteca! Legal, né? E o mais legal é que todo mundo pode participar. Você traz um livro em bom estado e troca por outro. “Sempre abastecemos com livros novos, mas também contamos com a colaboração das pessoas que usufruem do projeto e após a leitura retornam para trocar por outros títulos”, explicou Tody One. Ao todo são 75 Gelotecas no bairro de Guaianases na cidade de São Paulo. Com esse projeto, além de fomentar a cultura, Tody One tira dos lixões essas geladeiras sem uso.
27.02.2020 | Notícias
Lançado em outubro, o podcast “Como começar” do jornal Nexo tem como objetivo estimular a formação de leitores na infância e fomentar a discussão sobre livros para crianças entre pais, mães, familiares e a comunidade educadora.
Cada episódio trata a obra de um autor ou movimento, dos clássicos às novidades.
No episódio de estreia, o programa fala de Ruth Rocha e conversa com o escritor Antonio Prata.
Acesse o link e ouça todos os episódios:
27.02.2020 | Notícias
Considerada uma das maiores autoras infantis da atualidade, com sucessos como "Marcelo, Marmelo, Martelo" e "O Reizinho mandão" — incluído na “Lista de Honra” do prêmio internacional Hans Christian Anderson —, Ruth Rocha é a convidada do Especial de Literatura da TV Brasil.
Assista o programa no link abaixo:
27.02.2020 | Notícias
Ruth Rocha representada na Feira Literária da escola Espaço Educação no Rio de Janeiro. A turma da professora Teresa da Luz Lins homenageou Ruth e Ana Maria Machado. Olha que desenho lindo!
22.10.2019 | Notícias
Em papo com Luciana Sandroni e Ninfa Parreiras, a autora de “Marcelo, Marmelo, Martelo” respondeu diversas perguntas sobre sua obra e a profissão de escritora.
Entre muitas passagens divertidas e muito aplaudidas por suas respostas a favor da educação e da liberdade de expressão, uma se destacou. Sobre a obra “O reizinho mandão”, publicada no auge da ditadura e que trata do autoritarismo, Ruth Rocha disse que hoje talvez escrevesse “O reizinho que falava muita besteira”.
Ao final do evento, recebeu do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Bienal Internacional do livro, uma homenagem por suas cinco décadas dedicadas à literatura.
Assista a reportagem no link abaixo:
22.10.2019 | Notícias
Assista a reportagem no link abaixo:
22.10.2019 | Notícias
Homenageadas na Bienal do Livro do Rio, autoras se encontram para falar de livros, Bolsonaro e Amazônia.
Leia a matéria completa no link abaixo:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/08/ana-maria-machado-e-ruth-rocha-lamentam-o-odio-aos-50-anos-de-carreira.shtml
A clássica A Odisseia recontada por Ruth Rocha, foi selecionada para o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático 2020 - fundamental II.
Ela conta a viagem de Ulisses, de barco, para casa, depois de quase 20 anos longe do filho Telêmaco e da esposa Penélope. Como se não bastasse ter lutado na Guerra de Troia, o herói grego ainda vai ter que encarar uma aventura de tirar o fôlego, já que Posêidon, o deus do mar, está bravo com Ulisses e por isso resolve dificultar seu regresso para sua Ítaca natal.
Assim, Ulisses é obrigado a enfrentar os ciclopes, gigantes com um único olho no meio da testa; resistir às sereias, que seduzem os marinheiros para o fundo do oceano; ser hóspede de uma feiticeira, que transforma seus companheiros em porcos; e muitas coisas mais. Sem falar que, quando chega ao seu destino, precisa armar uma vingança contra os invasores de seu palácio.
É um livro divertido e muito emocionante que, recontado pela Ruth Rocha, acrescenta seu estilo saboroso e único, que os jovens de hoje tanto apreciam.
A seleção dessa obra para a inclusão nos estudos atuais é bastante acertada pois, por meio dessa leitura os alunos podem entrar em contato com uma obra que está na base da cultura ocidental.
Contado por Homero, um poeta genial de quase 3 mil anos atrás, é considerada a segunda obra mais antiga da literatura ocidental e inspirou muitos escritores até os dias de hoje.
Além de ser um grande prazer, ler A Odisseia é um direito e um dever de cada um de nós.
18.06.2019 | Notícias
Ruth Rocha está sempre presente nas escolas de todo o Brasil.
São os trabalhos de professores e alunos dedicados que vamos mostrar nessa seção “Mural da Escola”
A professora Heloisa Batarra encerrou as atividades com uma “pizzada”. Veja o que ela mandou:
“Boa noite!!! Mais um ano colhendo os bons frutos da leitura do Almanaque R.R. Estou enviando as fotos do dia da pizza que fizemos no encerramento do ano, incentivados pela leitura no livro!! São muitos momentos de leituras, de aprendizado, de partilha! Obrigada!!!”
Saudações e bom apetite para a turma da Escola Estadual Professora Dulce Carneiro.
Da professora Simone Boscardim Comparim, da Escola Municipal Nympha Peplow recebemos essa mensagem:
“Espero que gostem, foram realizadas diversas atividades baseadas na história do livro Romeu e Julieta e finalizadas com a mistura de cores das borboletas feitas em dobradura para o Livro da Vida. Foi um trabalho gratificante.”
Um abraço carinhoso para os alunos da classe especial.
18.06.2019 | Notícias
Quando Ruth Rocha tinha 13 anos foi visitar a Biblioteca Circulante que ficava na avenida São Luiz. Assim que entrou na sala do depósito ficou encantada e decidiu que iria ler todos os livros!
Atualmente Ruth Rocha é nome de bibliotecas e escolas. São elas:
Bibliotecas
EMPG Padre Francisco Silva – Campinas – SP
EMPG e EMEF Paulo Duarte – Sapopemba – SP
CAIC Juscelino Kubitschek ( CAIAC JK ) – Brasília – DF
Escolas
Ruth Rocha Escola Municipal – Francisco Morato – SP
CMEIEF Ruth Rocha – Ji-Paraná – Rondônia
Colégio Ruth Rocha – Petrolina – PE
18.06.2019 | Notícias
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho.
Nesse dia é importante lembrar que todos nós vivemos no mesmo planeta e precisamos cuidar dele.
A convite da Organização das Nações Unidas, Ruth Rocha e o artista plástico Otavio Roth fizeram juntos este “Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa”, cuja grande inspiração foi a Declaração Mundial sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, no dia 05 de junho de 1972.
Para ajudar a cuidar do planeta:
1- Não use mais canudos, garrafas ou copos plásticos descartáveis;
2- Economize água e energia elétrica;
3- Prefira andar ou usar transporte público, ao invés de usar carro;
4- Evite usar o elevador;
5- Recicle papel, plástico e metal;
6- Evite comprar demais;
7- Crie o mês do Meio Ambiente na sua escola, pense em como evitar o desperdício e como reciclar melhor.
22.05.2019 | Notícias
Idealizada pelo artista plástico Otavio Roth, cujos delicados desenhos ilustram o volume, e lançado na sede da ONU, em Nova York, esta Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma adaptação do documento original adotado pela Organização das Nações Unidas em 1948. Como explica Ruth Rocha em nota no início do livro, seu público alvo são os jovens, ou seja, aqueles que “conservam a pureza antiga e sagrada do assombro e da indignação” e que por isso “formarão o grande concerto da solidariedade contra as injustiças e a balbúrdia humana”.
Falar da importância dos direitos estabelecidos neste texto é como falar da importância do ar e da água, ou mesmo do amor, para os homens e as mulheres do planeta. Aqui estão reunidas as leis básicas — “a forma laica das tábuas de Moisés”, segundo Ruth — que garantem a possibilidade de igualdade entre os seres humanos de todas as raças, gêneros, etnias, nacionalidades, religiões etc. Em poucas palavras, trata-se do livro-alicerce da nossa civilização.
A Árvore é o nome de uma instalação itinerante de arte participativa formada por folhas de papel pintadas individualmente por mais de 90 mil crianças de cerca de 70 países que, através da linguagem universal do desenho, compõe uma peça única de arte colaborativa. Ela foi concebida pelo artista plástico brasileiro Otávio Roth e inaugurada na Escola da ONU, em 1990.
Através da união pela arte, o autor buscou celebrar a paz e integrar crianças de todo o mundo nesse projeto por um futuro comum. Na concepção original, A Árvore deveria chegar a um milhão de folhas até o ano 2000, quando seria projetada sobre a fachada do edifício-sede da ONU em Nova Iorque. Este prazo não pôde ser cumprido devido à morte prematura do artista, em 1993.
O Acervo Otávio Roth relançou a proposta em 2018, promovendo A Árvore como uma obra que materializa o processo contínuo de promoção da cultura de paz, através da sensibilização de crianças de diferentes origens - e, como em 2020 A Árvore completará 30 anos - de diferentes gerações.
Através de uma parceria entre Acervo Otávio Roth, Sesc São Paulo, Secretaria Municipal de Educação e Instituto Vladimir Herzog, por ocasião da exposição “Para Respirar Liberdade - Setenta Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” (Sesc Bom Retiro, nov/2018-abr/2019), engajamos centenas de professores e 30 mil estudantes da rede pública de ensino paulistana em discussões sobre direitos humanos e princípios do desenvolvimento sustentável, tendo como ponto de partida a construção colaborativa da obra.
Durante o biênio 2019-2020 pretendemos levar o Projeto A Árvore para ao menos dez capitais brasileiras nas cinco regiões do Brasil, engajando até 100 mil alunos e seus professores em uma rede ampla e plural, voltada para pensar e discutir o ensino de direitos humanos e princípios do desenvolvimento sustentável de maneiras dinâmicas e inovadoras, enquanto colaboram para a produção da maior obra de arte participativa já idealizada no país.
Além da formação oferecida aos professores, voltada para a apresentação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, indicamos materiais de apoio que possam ser utilizados em sala de aula, com crianças de diferentes ciclos. Duas de nossas principais indicações são Declaração Universal dos Direitos Humanos (ed. Moderna) e Azul e Lindo, Planeta Terra Nossa Casa (ed. Moderna), ambos de Ruth Rocha e ilustrações de Otávio Roth.
Isabel Roth - Curadora
22.05.2019 | Notícias
No dia 10 de Dezembro de 2018, o Consulado brasileiro recebeu um evento muito especial: a leitura do livro Declaração Universal dos Direitos Humanos de Ruth Rocha e a atividade A Árvore do artista plástico Otavio Roth, coautor do livro. O evento contou com a participação das crianças da escola Brazil Ahead que ao final da leitura participaram da atividade: as crianças foram convidadas a pintar folhinhas e depois as colocaram na árvore. Esse evento marcou o início de uma série de atividades com o tema que o ator e diretor Vinícius Carvalho está planejando para acontecer em Nova York neste ano de 2019.
Veja o vídeo do evento:
https://www.facebook.com/ruthrochaescritora/videos/1078004855734403/
22.05.2019 | Notícias
Ruth Rocha completa 50 anos de uma carreira dedicada às crianças
Ela faz ginástica e RPG para manter a saúde; recorre a audiolivros em dias em que a visão está mais comprometida; e tem, ainda hoje, a folha em branco como seu maior desafio. Falamos de Ruth Rocha, consagrada escritora de livros infanto juvenis que, em 2019, completa 50 anos de carreira. A autora de clássicos como Marcelo, Marmelo, Martelo e O Reizinho Mandão recebeu o Estado para uma entrevista exclusiva em sua casa, em São Paulo.
Leia mais no link abaixo,
11.12.2018 | Notícias
Claudia 2018
A escritora Ruth Rocha recebeu o prêmio hors-concours no Prêmio CLAUDIA 2018. Homenageada por sua trajetória em favor da educação brasileira, Ruth, de 87 anos, ressaltou a importância do tema escolhido pela edição deste ano da maior premiação da América Latina. Seu modo de escrever colaborou para mudar a literatura feita para crianças no Brasil.
Veja matéria completa aqui.
https://claudia.abril.com.br/sua-vida/ruth-rocha-e-a-grande-homenageada-do-premio-claudia-2018/
11.12.2018 | Notícias
Em 2018, a Editora Moderna completou 50 anos de existência. Para comemorar o aniversário ela juntou seus autores exclusivos – Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Eva Furnari e Walcyr Carrasco para contar suas histórias e trajetórias.
Todo esse conteúdo foi reunido em um livro: 4 vidas entre linhas e traços, que foi lançado no MAM, no dia 30 de Outubro.
Em seu depoimento, Ruth conta que a literatura foi apresentada a ela ainda criança pelas narrativas orais de sua mãe e seu avô, valorizando, assim a tradição oral e o ato de contar histórias.
Incentivada pela leitura, Ruth se apaixonou pelos mundos de Monteiro Lobato, Eça de Queiroz e Machado de Assis.
Sobre escrever ela diz: "Escrever é fatalidade e vontade, alegria e é dificuldade. É realidade e é sonho. É vocação e é escolha. A nós cabe continuar tentando iluminar a realidade que pressentimos; explicar o mundo é tentar modificá-lo. Contar as tristezas, mas perseguir a alegria."
4 vidas entre linhas e traços é um convite dos autores para que o leitor compartilhe da experiência da criação e da paixão que nutrem pela literatura infantil.
28.05.2018 | Histórias
Um livro muito bom para compreender a situação política atual. E também muito divertido.
“Sabem o que é rabo preso? É quando uma pessoa faz uma coisa ruim e uma outra pessoa sabe. A que aprontou nunca vai poder fazer nada contra a outra. A que conhece o segredo acaba conseguindo vantagens para si mesma. Daí por diante toda a falcatrua que um fizer o outro defende.”
E olha que linda a edição italiana.
28.05.2018 | Notícias
Diversos trabalhos, inspirados na escritora, foram apresentados.
Em novembro de 2017, a Feira Literária do Ensino Fundamental 1, Barra, da Escola Parque, homenageou os 50 anos de carreira da escritora Ruth Rocha. Os seus personagens, desenhados pelos alunos e espalhados pela Escola, mostraram um pouco da carreira da autora, e suas histórias inspiraram alguns trabalhos, expostos na Feira.
As crianças também fizeram perguntas sobre a obra e vida de Ruth Rocha. Confira no vídeo abaixo:
19.04.2018 | Notícias
O espetáculo musical O Reizinho Mandão que faz parte das comemorações de 50 anos da escritora Ruth Rocha e traz em seu elenco 3 protagonistas com Síndrome de Down, é destaque neste mês de março no site T2i Research Society, site internacional de pesquisa de Síndrome de Down. O espetáculo foi apontado como uma das 5 iniciativas de divulgação e comemoração ao dia do Síndrome de Down no dia 21 de março no mundo.
19.04.2018 | Notícias
Ruth Rocha conquistou duas recomendações muito importantes nos EUA.O livro “O menino que aprendeu a ver” entrou na lista do United States Board on Books for Young People (USBBY), que elegeu os mais atraentes livros de literatura juvenil publicados nos EUA e também figura no prestigiado Children´s Books Council.
Esses órgãos são importantes instrumentos que conferem e destacam qualidade literária para crianças e jovens americanos. Em inglês o livro ganhou o título Lines, squiggles, letters, words e foi publicado pela Enchanted Lion.
14.03.2018 | Notícias
Ruth Rocha e Anna Flora criam uma coleção que vai atiçar os 5 sentidos dos pequenos leitores. Inclui curiosidades e jogos para realizar na sala de aula ou em casa.
Cheirar
"O MEU AMORZINHO CHEIRA.
"CHEIRA A CRAVO,
CHEIRA A ROSA,
CHEIRA A FLOR DE LARANJEIRA.!"
Comer
"QUAL É O DOCE
MAIS DOCE
DO QUE O DOCE
DE BATATA-DOCE?"
Ouvir
"A PORTEIRA ABRIU: NHÉ!
A PORTEIRA FECHOU: PÁ!
O FOGUETE SUBIU: SHHH!
O FOGUETE ESTOUROU: BUM!
NHÉ! PÁ!
SHHH! BUM!"
14.03.2018 | Notícias
Em 2017, Ruth Rocha lançou a coleção Coisinhas à Toa que deixam a gente feliz, na Livraria da Vila, unidade Fradique Coutinho em São Paulo, onde reviveu a parceria com Otavio Roth, que juntos já haviam lançado as publicações: “Azul e Lindo: Planeta Terra Nossa Casa” e “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (Coleção Constelação)
Agora, a Coleção “Coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, vem em quatro volumes, com 32 páginas cada, dois de autoria de Otávio e dois inéditos de Ruth, em edição especial e limitada.
Compostos por 24 versos e ilustrados com delicadeza por Mariana Massarani, os livros revelam e valorizam os pequenos prazeres cotidianos, como cheirar mato molhado, estourar plástico bolha e vestir pijama de flanela.
A festa de lançamento foi muito especial: foi realizada a montagem de uma Árvore (peça de arte colaborativa criada pelo Otavio Roth) que compôs um cenário lúdico e acolhedor para as crianças e adultos, com diversas atrações: desenhos, fotos, sessão de autógrafos com Ruth Rocha e bate papos. Mais de 600 pessoas compareceram ao lançamento.
05.03.2018 | Notícias
Em homenagem ao aniversário da autora Ruth Rocha, a Editora Melhoramentos e a Saraiva convidam crianças de todas as idades a participarem da Semana Ruth Rocha, com Contação de Histórias com os clássicos da autora. Serão quatro eventos na cidade de São Paulo, com obras da Coleção Ruth Rocha – 50 anos de carreira literária e da Coleção Comecinho. O contador será o Samuca, da “Conta Mais Uma!”.
No próximo dia 2, a escritora comemora 87 anos de vida. Com meio século de carreira, mais de duzentos livros publicados e mais de 12 milhões de exemplares vendidos, Ruth Rocha assina sucessos que marcaram a infância de diferentes gerações.
Saiba mais:
03/03 | 16h – Saraiva Shopping Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 3103, Indianópolis);
04/03 | 16h – Saraiva Shopping Higienópolis (Av. Higienópolis, 618, Higienópolis);
10/03 | 16h – Saraiva Shopping Morumbi (Av. Roque Petroni Jr., 1089, Jardim das Acácias);
11/03 | 16h – Saraiva Shopping Center Norte (Travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme).
Evento gratuito.
30.04.2016 | Notícias
Marcelo, Marmelo, Martelo, O Reizinho Mandão, Romeu e Julieta, O Menino que Quase Virou Cachorro, O Que os Olhos Não Vêem. Os livros de Ruth Rocha se imortalizaram como clássicos da literatura nacional e conquistaram o imaginário de diferentes gerações.
A escritora só completa 50 anos de carreira em 2017, mas as comemorações já começaram. Nesta quinta (29), durante uma grande homenagem à autora, realizada no espaço Itaú Cultural (SP), foram anunciados todos os eventos que farão parte da programação do projeto 50 anos Ruth Rocha, A aventura de Ler. Quem está por trás de toda a organização é o ator, produtor e diretor Jô Santana, amigo de longa data da autora: “Conheço a Ruth há 20 anos. Nada foi planejado, as coisas foram acontecendo, tudo surgiu naturalmente”, contou à Crescer.
Durante o evento, foram exibidos trechos de um documentário que está sendo produzido sobre a autora, reunindo depoimentos de grandes nomes da literatura e das artes, como Pedro Bandeira, Maurício de Souza, Maria Adelaide Amaral, Eva Furnari e Antônio Prata. Eles relataram sobre a importância da obra de Ruth Rocha para a literatura brasileira. Segundo o diretor da produção, Evaldo Mocarzel, o documentário terá uma "estrutura mais ficcionalizada para entrar no processo de criação de Ruth".
Também está prevista para 2017, para marcar o auge das comemorações, uma grande exposição sobre Ruth, que ainda não tem local definido. De acordo com o arquiteto JC Serroni, responsável pela cenografia da mostra, serão 24 salas distribuídas em 2 mil metros quadrados. Todos os espaços, que vão exibir obras da autora, oficinas e jogos, serão construídos com livros – uns de verdade, outros gigantescos... - de todas as formas possíveis, para celebrar a grande paixão de Ruth. Nos corredores, ficarão expostos os trabalhos dos ilustradores que transformaram em desenhos as palavras da autora.
Além disso, até 2017, serão encenadas três peças de obras escritas por Ruth: O Reizinho Mandão e Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, que estreiam ainda este ano, e Romeu e Julieta, que será adaptada no teatro para crianças de 2 a 4 anos e chega aos palcos em 2016. A direção da primeira peça ficará a cargo do renomado diretor brasileiro Roberto Lage, que, em seu discurso, fez questão de ressaltar o teor político da obra, escrita durante a ditadura militar: “Acho uma pena o tema que o Reizinho Mandão trata ainda ser pertinente hoje, esse mau uso do poder”.
Esse viés crítico, característico da obra de Ruth, assim como a capacidade de tratar de temas difíceis e pesados de uma maneira leve, foram algumas qualidades relembradas por muitos grandes nomes ao longo da homenagem. "Ruth toca em temas adultos que a criança assimila. É muito mais do que uma Walt Disney brasileira”, comentou a atriz Luciana Vendramini, que será narradora em O Reizinho Mandão. Durante o evento, os convidados puderam acompanhar a leitura dessa peça, com todo o elenco presente, e também assistiram a um trecho de Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril.
Ruth estava muito emocionada e contou à Crescer que, apesar de saber que haveria uma homenagem, não estava por dentro de tudo, boa parte foi surpresa: “Acho tudo espantoso... fico emocionada com tantos amigos que eu tenho. Todos que falaram bem de mim é porque são meus amigos”, brincou. Se ela já fez tudo o queria nesses 50 anos? “Eu tenho a sensação de dever cumprido, de uma coisa redonda, que aconteceu, que fechou bem. Estou muito contente, até aqui estou satisfeita." Atualmente, Ruth está trabalhando na atualização de um coleção de livros didáticos de sua autoria. Ao todo, ela tem mais de 200 livros publicados e mais de 12 milhões vendidos, com tradução para vários idiomas.
Artigo publicado originalmente em: http://revistacrescer.globo.com/Livros-pra-uma-Cuca-Bacana/Reportagens/noticia/2015/04/50-anos-de-carreira-de-ruth-rocha-ja-comecaram-comemoracoes.html
04.03.2016 | Histórias
A escritora Ruth Rocha completa 85 anos, nesta 4ª. Feira (02). Com quase meio século de carreira e mais de 12 milhões de exemplares vendidos, Ruth assina sucessos que marcaram a infância de diferentes gerações, que passaram por histórias como a de O Reizinho Mandão, Este Admirável Mundo Louco ou Marcelo, Marmelo, Martelo.
Nascida em São Paulo, em 1931, Ruth já tratou de temas como os direitos da criança, direitos humanos e história e ciência. Dentre as mais de 150 obras da autora – publicadas hoje pela editora Salamandra-, confira 10 livros da autora para crianças (e, porque não, também para adultos).
Livro mais famoso de Ruth Rocha, fala das manias do garoto Marcelo, que cria novas palavras e deixa seus pais de cabelo em pé. Já vendeu mais de 10 milhões de exemplares.
A história conta como o filho mimado e bastante autoritário de um monarca cria leis absurdas para seu reino. O autoritarismo do herdeiro chega a tal ponto que faz seu povo perder a voz.
Na história, um camaleão tenta mudar o tempo todo para agradar os outros, preocupado com o que pensariam dele. No fim, o livro traz a lição de que "quem não agrada a si mesmo, não agrada a ninguém".
Em vez de contos ou de uma história, o almanaque traz brincadeiras, charadas provérbios, adivinhas e piadas reunidas. Passando por diversos temas, como ciência e folclore, a obra é ilustrada por artistas brasileiros.
Ruth Rocha adaptou para crianças os dois clássicos de autoria atribuída ao poeta grego Homero, nascido por volta do ano 700 antes de Cristo. Enquanto “Ilíada” fala sobre a Guerra de Tróia, “Odisséia” relata o retorno de Ulisses, um dos heróis da guerra, para sua terra natal.
Um extraterrestre chega à Terra e revela suas impressões sobre o planeta, apontando a extravagância das pessoas no trânsito e o isolamento dos seres humanos. Nessa aventura, que a princípio parece meio louca, a autora convida as crianças a refletirem sobre a sociedade em que vivemos- e sobre alguns dos seus problemas.
Na adaptação, com ilustrações de Otavio Roth, Ruth Rocha apresenta o texto da declaração Universal dos Direitos Humanos, para que crianças possam entender a trajetória que levou à assinatura da carta, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Contra o politicamente correto, o livro conta quatro historinhas de crianças muito engraçadas, mas nada comportadas. Em O Dia em que eu mordi Jesus Cristo, por exemplo, uma menina que vai fazer primeira comunhão morde a hóstia da missa, apesar de dizerem a ela que isso era proibido; já em Apanhei assim mesmo..., uma garota cai de um muro no quintal da vizinha.
A história aborda os medos de não ser amado, de ser abandonado ou trocado por outra pessoa, e faz parte da série Os Medos Que Eu Tenho, feita em parceria com a psicóloga Dora Lorch. Alguns dos receios mais comuns das crianças são discutidas na série, como o temor de fantasma ou de se machucar.
O livro conta a história do coelho Vivinho, que, ao contrário ao restante de sua família, não quer ser Coelho de Páscoa quando crescer. Mas será que vão aceitar sua decisão?
Lista publicada originalmente em: http://www1.folha.uol.com.br/asmais/2016/03/1745082-no-aniversario-de-85-anos-de-ruth-rocha-confira-10-sucessos-infantis-da-autora.shtml
02.03.2016 | Notícias
A escritora coleciona números impressionantes: publicou ao longo da carreira mais de 150 livros e vendeu cerca de 12 milhões de exemplares, atingindo crianças de várias gerações.
Marcelo, Teresinha, Alvinho, Catapimba, Gabriela e outras dezenas de personagens estão em festa!
Nesta quarta-feira, 2, a escritora Ruth Rocha, uma das mais importantes do Brasil, completa 85 anos. Membro da Academia Paulista de Letras, Ruth coleciona números impressionantes: publicou ao longo da carreira mais de 150 livros e vendeu cerca de 12 milhões de exemplares, atingindo crianças de várias gerações. Difícil encontrar, entre meninos e meninas que gostam de ler, um que não conheça ao menos um título da escritora.
Ruth começou a escrever para crianças em setembro de 1969, quando publicou naRevista Recreio, publicação da qual foi diretora, a história Romeu e Julieta, sobre duas borboletas de cores diferentes. E não parou mais. A escritora fez história nos anos 70 ao tratar de temas sociais com ironia e um humor absurdo, como emMarcelo, Marmelo, Martelo, de 1976 – seu maior sucesso –, Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, de 1987, O reizinho Mandão, de 1980, e O Rei Que Não Sabia de Nada, de 1980. Ruth continuou produzindo nas décadas seguintes e hoje sua obra está reunida em uma única editora, a Salamandra, selo da Moderna. No site da escritora dá para pesquisar todos eles.
Ruth nasceu em São Paulo, na Vila Mariana, em uma época em que o bairro era formado por grandes chácaras, quintais e trilhas de terra, cenário para suas brincadeiras de menina. Segunda filha entre cinco irmãos, Ruth apaixonou-se por histórias com Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Lia tudo o que caia nas suas mãos, mas tinha predileção por Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Machado de Assis e Guimarães Rosa. Formou-se em Sociologia e foi orientadora pedagógica do Colégio Rio Branco, um dos mais tradicionais em São Paulo.
Em 2017, Ruth comemorará outra marca: 50 anos de carreira. Para festejar a data, foi lançado em 2015 o projeto Ruth Rocha 50 anos – A Aventura de Ler, composto por peça de teatro, exposições e um documentário com depoimentos de amigos, familiares e especialistas sobre a importância da escritora para a literatura brasileira.
Esse artigo foi publicado originalmente em: http://cultura.estadao.com.br/blogs/estante-de-letrinhas/ruth-rocha-completa-85-anos/
09.04.2015 | Notícias
Nesse domingo, a Folha de São Paulo publicou matéria da Mônica Bergamo na Ilustrada, com fotos deliciosas e um super balanço da carreira da Ruth.
No site da Folha você pode ver a galeria com várias fotos.
06.10.2014 | Notícias
A obra da Ruth Rocha está reunida aqui para você conhecer mais sobre essa importante escritora da literatura infantil brasileira. A relação dos livros publicados, as coleções que fazem tanto sucesso e os personagens que encantam gerações estão à disposição para pesquisa de seus leitores e admiradores.
O site traz também a biografia de Ruth, apresentando sua história desde a infância recheada de boas lembranças, o início da vida profissional como orientadora educacional e editora de publicações infanto-juvenis, até se tornar uma escritora premiada e de muito sucesso.
Tomara que vocês gostem! Foi feito com muito carinho.
06.10.2014 | Notícias
Em setembro de 1969 Ruth Rocha iniciava sua carreira de escritora infantil com a história de duas borboletas de cores diferentes – Romeu e Julieta- publicada na revista Recreio. E não parou mais.
Hoje já são mais de 200 livros que contam histórias muito divertidas e marcam a vida de milhares de crianças e jovens. Ao longo de sua carreira vendeu mais de 12 milhões de livros, muitos deles premiados, e foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.
Em comemoração a essa data, a escritora foi entrevistada pela Folhinha e deu uma boa notícia para os seus leitores: planeja escrever novas histórias em breve.
Leia na Folhinha a entrevista completa de Ruth Rocha.
E para saber mais sobre a escritora, conheça a sua biografia.
O Teatro Cacilda Becker recebe, entre 19 de outubro e 24 de novembro, a peça infantil homônimo da escritora Ruth Rocha. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 16h, com ingressos até R$ 10.
Use o campo abaixo e depois clique em um dos livros sugeridos