04.03.2016 | Histórias
A escritora Ruth Rocha completa 85 anos, nesta 4ª. Feira (02). Com quase meio século de carreira e mais de 12 milhões de exemplares vendidos, Ruth assina sucessos que marcaram a infância de diferentes gerações, que passaram por histórias como a de O Reizinho Mandão, Este Admirável Mundo Louco ou Marcelo, Marmelo, Martelo.
Nascida em São Paulo, em 1931, Ruth já tratou de temas como os direitos da criança, direitos humanos e história e ciência. Dentre as mais de 150 obras da autora – publicadas hoje pela editora Salamandra-, confira 10 livros da autora para crianças (e, porque não, também para adultos).
Livro mais famoso de Ruth Rocha, fala das manias do garoto Marcelo, que cria novas palavras e deixa seus pais de cabelo em pé. Já vendeu mais de 10 milhões de exemplares.
A história conta como o filho mimado e bastante autoritário de um monarca cria leis absurdas para seu reino. O autoritarismo do herdeiro chega a tal ponto que faz seu povo perder a voz.
Na história, um camaleão tenta mudar o tempo todo para agradar os outros, preocupado com o que pensariam dele. No fim, o livro traz a lição de que "quem não agrada a si mesmo, não agrada a ninguém".
Em vez de contos ou de uma história, o almanaque traz brincadeiras, charadas provérbios, adivinhas e piadas reunidas. Passando por diversos temas, como ciência e folclore, a obra é ilustrada por artistas brasileiros.
Ruth Rocha adaptou para crianças os dois clássicos de autoria atribuída ao poeta grego Homero, nascido por volta do ano 700 antes de Cristo. Enquanto “Ilíada” fala sobre a Guerra de Tróia, “Odisséia” relata o retorno de Ulisses, um dos heróis da guerra, para sua terra natal.
Um extraterrestre chega à Terra e revela suas impressões sobre o planeta, apontando a extravagância das pessoas no trânsito e o isolamento dos seres humanos. Nessa aventura, que a princípio parece meio louca, a autora convida as crianças a refletirem sobre a sociedade em que vivemos- e sobre alguns dos seus problemas.
Na adaptação, com ilustrações de Otavio Roth, Ruth Rocha apresenta o texto da declaração Universal dos Direitos Humanos, para que crianças possam entender a trajetória que levou à assinatura da carta, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Contra o politicamente correto, o livro conta quatro historinhas de crianças muito engraçadas, mas nada comportadas. Em O Dia em que eu mordi Jesus Cristo, por exemplo, uma menina que vai fazer primeira comunhão morde a hóstia da missa, apesar de dizerem a ela que isso era proibido; já em Apanhei assim mesmo..., uma garota cai de um muro no quintal da vizinha.
A história aborda os medos de não ser amado, de ser abandonado ou trocado por outra pessoa, e faz parte da série Os Medos Que Eu Tenho, feita em parceria com a psicóloga Dora Lorch. Alguns dos receios mais comuns das crianças são discutidas na série, como o temor de fantasma ou de se machucar.
O livro conta a história do coelho Vivinho, que, ao contrário ao restante de sua família, não quer ser Coelho de Páscoa quando crescer. Mas será que vão aceitar sua decisão?
Lista publicada originalmente em: http://www1.folha.uol.com.br/asmais/2016/03/1745082-no-aniversario-de-85-anos-de-ruth-rocha-confira-10-sucessos-infantis-da-autora.shtml
Use o campo abaixo e depois clique em um dos livros sugeridos