O Mundo de Ruth

50 anos de carreira de Ruth Rocha: já começaram as comemorações

30.04.2016 | Notícias

Marcelo, Marmelo, Martelo, O Reizinho Mandão, Romeu e Julieta, O Menino que Quase Virou Cachorro, O Que os Olhos Não Vêem. Os livros de Ruth Rocha se imortalizaram como clássicos da literatura nacional e conquistaram o imaginário de diferentes gerações.

A escritora só completa 50 anos de carreira em 2017, mas as comemorações já começaram. Nesta quinta (29), durante uma grande homenagem à autora, realizada no espaço Itaú Cultural (SP), foram anunciados todos os eventos que farão parte da programação do projeto 50 anos Ruth Rocha, A aventura de Ler. Quem está por trás de toda a organização é o ator, produtor e diretor Jô Santana, amigo de longa data da autora: “Conheço a Ruth há 20 anos. Nada foi planejado, as coisas foram acontecendo, tudo surgiu naturalmente”, contou à Crescer.

Durante o evento, foram exibidos trechos de um documentário que está sendo produzido sobre a autora, reunindo depoimentos de grandes nomes da literatura e das artes, como Pedro Bandeira, Maurício de Souza, Maria Adelaide Amaral, Eva Furnari e Antônio Prata. Eles relataram sobre a importância da obra de Ruth Rocha para a literatura brasileira. Segundo o diretor da produção, Evaldo Mocarzel, o documentário terá uma "estrutura mais ficcionalizada para entrar no processo de criação de Ruth".

Também está prevista para 2017, para marcar o auge das comemorações, uma grande exposição sobre Ruth, que ainda não tem local definido. De acordo com o arquiteto JC Serroni, responsável pela cenografia da mostra, serão 24 salas distribuídas em 2 mil metros quadrados. Todos os espaços, que vão exibir obras da autora, oficinas e jogos, serão construídos com livros – uns de verdade, outros gigantescos... - de todas as formas possíveis, para celebrar a grande paixão de Ruth. Nos corredores, ficarão expostos os trabalhos dos ilustradores que transformaram em desenhos as palavras da autora.

Além disso, até 2017, serão encenadas três peças de obras escritas por Ruth: O Reizinho Mandão e Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, que estreiam ainda este ano, e Romeu e Julieta, que será adaptada no teatro para crianças de 2 a 4 anos e chega aos palcos em 2016. A direção da primeira peça ficará a cargo do renomado diretor brasileiro Roberto Lage, que, em seu discurso, fez questão de ressaltar o teor político da obra, escrita durante a ditadura militar: “Acho uma pena o tema que o Reizinho Mandão trata ainda ser pertinente hoje, esse mau uso do poder”.

Esse viés crítico, característico da obra de Ruth, assim como a capacidade de tratar de temas difíceis e pesados de uma maneira leve, foram algumas qualidades relembradas por muitos grandes nomes ao longo da homenagem. "Ruth toca em temas adultos que a criança assimila. É muito mais do que uma Walt Disney brasileira”, comentou a atriz Luciana Vendramini, que será narradora em O Reizinho Mandão. Durante o evento, os convidados puderam acompanhar a leitura dessa peça, com todo o elenco presente, e também assistiram a um trecho de Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril.

Ruth estava muito emocionada e contou à Crescer que, apesar de saber que haveria uma homenagem, não estava por dentro de tudo, boa parte foi surpresa: “Acho tudo espantoso... fico emocionada com tantos amigos que eu tenho. Todos que falaram bem de mim é porque são meus amigos”, brincou. Se ela já fez tudo o queria nesses 50 anos?  “Eu tenho a sensação de dever cumprido, de uma coisa redonda, que aconteceu, que fechou bem. Estou muito contente, até aqui estou satisfeita." Atualmente, Ruth está trabalhando na atualização de um coleção de livros didáticos de sua autoria. Ao todo, ela tem mais de 200 livros publicados e mais de 12 milhões vendidos, com tradução para vários idiomas.

 

Artigo publicado originalmente em: http://revistacrescer.globo.com/Livros-pra-uma-Cuca-Bacana/Reportagens/noticia/2015/04/50-anos-de-carreira-de-ruth-rocha-ja-comecaram-comemoracoes.html

Para comemorar os 85 anos de Ruth Rocha, confira 10 sucessos infantis da autora

04.03.2016 | Histórias

A escritora Ruth Rocha completa 85 anos, nesta 4ª. Feira (02). Com quase meio século de carreira e mais de 12 milhões de exemplares vendidos, Ruth assina sucessos que marcaram a infância de diferentes gerações, que passaram por histórias como a de O Reizinho Mandão, Este Admirável Mundo Louco ou Marcelo, Marmelo, Martelo.

Nascida em São Paulo, em 1931, Ruth já tratou de temas como os direitos da criança, direitos humanos e história e ciência. Dentre as mais de 150 obras da autora – publicadas hoje pela editora Salamandra-, confira 10 livros da autora para crianças (e, porque não, também para adultos).

 

1. MARCELO, MARMELO, MARTELO

Livro mais famoso de Ruth Rocha, fala das manias do garoto Marcelo, que cria novas palavras e deixa seus pais de cabelo em pé. Já vendeu mais de 10 milhões de exemplares.

 

2. O REIZINHO MANDÃO

A história conta como o filho mimado e bastante autoritário de um monarca cria leis absurdas para seu reino. O autoritarismo do herdeiro chega a tal ponto que faz seu povo perder a voz.

 

3. BOM DIA, TODAS AS CORES!

Na história, um camaleão tenta mudar o tempo todo para agradar os outros, preocupado com o que pensariam dele. No fim, o livro traz a lição de que "quem não agrada a si mesmo, não agrada a ninguém".

 

4. Almanaque Ruth Rocha

Em vez de contos ou de uma história, o almanaque traz brincadeiras, charadas provérbios, adivinhas e piadas reunidas. Passando por diversos temas, como ciência e folclore, a obra é ilustrada por artistas brasileiros.

 

5. Ilíada e Odisséia

Ruth Rocha adaptou para crianças os dois clássicos de autoria atribuída ao poeta grego Homero, nascido por volta do ano 700 antes de Cristo. Enquanto “Ilíada” fala sobre a Guerra de Tróia, “Odisséia” relata o retorno de Ulisses, um dos heróis da guerra, para sua terra natal. 

 

6. Este Admirável Mundo Louco

Um extraterrestre chega à Terra e revela suas impressões sobre o planeta, apontando a extravagância das pessoas no trânsito e o isolamento dos seres humanos. Nessa aventura, que a princípio parece meio louca, a autora convida as crianças a refletirem sobre a sociedade em que vivemos- e sobre alguns dos seus problemas.

 

7. Declaração Universal dos Direitos Humanos

Na adaptação, com ilustrações de Otavio Roth, Ruth Rocha apresenta o texto da declaração Universal dos Direitos Humanos, para que crianças possam entender a trajetória que levou à assinatura da carta, logo após a Segunda Guerra Mundial.

 

8. Historinhas Malcriadas

Contra o politicamente correto, o livro conta quatro historinhas de crianças muito engraçadas, mas nada comportadas. Em O Dia em que eu mordi Jesus Cristo, por exemplo, uma menina que vai fazer primeira comunhão morde a hóstia da missa, apesar de dizerem a ela que isso era proibido; já em Apanhei assim mesmo..., uma garota cai de um muro no quintal da vizinha.

 

9. Ninguém Gosta de Mim?

A história aborda os medos de não ser amado, de ser abandonado ou trocado por outra pessoa, e faz parte da série Os Medos Que Eu Tenho, feita em parceria com a psicóloga Dora Lorch. Alguns dos receios mais comuns das crianças são discutidas na série, como o temor de fantasma ou de se machucar.

 

10. O Coelhinho Que Não Era de Páscoa

O livro conta a história do coelho Vivinho, que, ao contrário ao restante de sua família, não quer ser Coelho de Páscoa quando crescer. Mas será que vão aceitar sua decisão?

 

Lista publicada originalmente em: http://www1.folha.uol.com.br/asmais/2016/03/1745082-no-aniversario-de-85-anos-de-ruth-rocha-confira-10-sucessos-infantis-da-autora.shtml

 

Ruth Rocha completa 85 anos

02.03.2016 | Notícias

A escritora coleciona números impressionantes: publicou ao longo da carreira mais de 150 livros e vendeu cerca de 12 milhões de exemplares, atingindo crianças de várias gerações.

Marcelo, Teresinha, Alvinho, Catapimba, Gabriela e outras dezenas de personagens estão em festa!

Nesta quarta-feira, 2, a escritora Ruth Rocha, uma das mais importantes do Brasil, completa 85 anos. Membro da Academia Paulista de Letras, Ruth coleciona números impressionantes: publicou ao longo da carreira mais de 150 livros e vendeu cerca de 12 milhões de exemplares, atingindo crianças de várias gerações. Difícil encontrar, entre meninos e meninas que gostam de ler, um que não conheça ao menos um título da escritora.

Ruth começou a escrever para crianças em setembro de 1969, quando publicou naRevista Recreio, publicação da qual foi diretora, a história Romeu e Julieta, sobre duas borboletas de cores diferentes. E não parou mais. A escritora fez história nos anos 70 ao tratar de temas sociais com ironia e um humor absurdo, como emMarcelo, Marmelo, Martelo, de 1976 – seu maior sucesso –, Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, de 1987, O reizinho Mandão, de 1980, e O Rei Que Não Sabia de Nada, de 1980. Ruth continuou produzindo nas décadas seguintes e hoje sua obra está reunida em uma única editora, a Salamandra, selo da Moderna. No site da escritora dá para pesquisar todos eles.

Ruth nasceu em São Paulo, na Vila Mariana, em uma época em que o bairro era formado por grandes chácaras, quintais e trilhas de terra, cenário para suas brincadeiras de menina. Segunda filha entre cinco irmãos, Ruth apaixonou-se por histórias com Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Lia tudo o que caia nas suas mãos, mas tinha predileção por Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Machado de Assis e Guimarães Rosa. Formou-se em Sociologia e foi orientadora pedagógica do Colégio Rio Branco, um dos mais tradicionais em São Paulo.

Em 2017, Ruth comemorará outra marca: 50 anos de carreira. Para festejar a data, foi lançado em 2015 o projeto Ruth Rocha 50 anos – A Aventura de Ler, composto por peça de teatro, exposições e um documentário com depoimentos de amigos, familiares e especialistas sobre a importância da escritora para a literatura brasileira.

Esse artigo foi publicado originalmente em: http://cultura.estadao.com.br/blogs/estante-de-letrinhas/ruth-rocha-completa-85-anos/

Ruth Rocha na Ilustrada

09.04.2015 | Notícias

Ruth em 2012Nesse domingo, a Folha de São Paulo publicou matéria da Mônica Bergamo na Ilustrada, com fotos deliciosas e um super balanço da carreira da Ruth.

No site da Folha você pode ver a galeria com várias fotos.

 

Livros, biografia e muito mais sobre Ruth Rocha

06.10.2014 | Notícias

Agora a obra da Ruth Rocha está reunida aqui para você conhecer mais sobre essa importante escritora da literatura infantil brasileira. A relação dos livros publicados, as coleções que fazem tanto sucesso e os personagens que encantam gerações estão à disposição para pesquisa de seus leitores e admiradores.

O site traz também a biografia de Ruth, apresentando sua história desde a infância recheada de boas lembranças, o início da vida profissional como orientadora educacional e editora de publicações infanto-juvenis, até se tornar uma escritora premiada e de muito sucesso.

E você ainda vai ficar sabendo o que a Ruth anda fazendo na seção Novidades.

Tomara que vocês gostem! Foi feito com muito carinho.

Ruth Rocha completa 45 anos de carreira

06.10.2014 | Notícias

Em setembro de 1969 Ruth Rocha iniciava sua carreira de escritora infantil com a história de duas borboletas de cores diferentes – Romeu e Julieta- publicada na revista Recreio. E não parou mais.

Hoje já são mais de 200 livros que contam histórias muito divertidas e marcam a vida de milhares de crianças e jovens. Ao longo de sua carreira vendeu mais de 12 milhões de livros, muitos deles premiados, e foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.

Em comemoração a essa data, a escritora foi entrevistada pela Folhinha e deu uma boa notícia para os seus leitores: planeja escrever novas histórias em breve.

Leia na Folhinha a entrevista completa de Ruth Rocha.

E para saber mais sobre a escritora, conheça a sua biografia.

Teatro Cacilda Becker recebe peça baseada em livro de Ruth Rocha

16.10.2013 |

O Teatro Cacilda Becker recebe, entre 19 de outubro e 24 de novembro, a peça infantil homônimo da escritora Ruth Rocha. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 16h, com ingressos até R$ 10.

Filtrar posts por:

Livros por:

Busca de livros:

Use o campo abaixo e depois clique em um dos livros sugeridos




©2015 Ruth Rocha. Todos os direitos reservados. Ilustrações de Mariana Massarani.

Facebook